Você conhece seu carro como ninguém? Sabe de todos os componentes que compõem essa maravilhosa máquina? Saiba que hoje em dia, segurança é um dos pontos mais fundamentais no dia a dia de um trabalhador, e chegar ao fim do dia querendo ir para casa, mas não poder devido o furto de seu carro é muito ruim. Para isso, um sistema de alarme pode ajudar muito que isso não ocorra. Mas, você sabe como funciona? O sistema de alarme automotivo pode agir de maneira sonora e visual, com o farol, para avisar o dono ou os próximos do carro que ele está sendo invadido. Os tipos mais comuns são o perimétrico e volumétrico.
Primeiramente há o perimétrico, ele acusa, com um alarme sonoro de grande intensidade, se as portas do carro estão sendo abertas forçadamente. Alguns modelos desse alarme também inclui na proteção o porta malas, mas não chega a ser regra, então verifique nas especificações se há ou não essa proteção. Normalmente, esse tipo de alarme vem junto com veículos 0km, mas é sempre bom perguntar na hora da compra. E fique atento, esse tipo de proteção é somente nas portas, não no vidro.
Caso queira uma proteção ainda maior, há o tipo de alarme volumétrico. Ele é mais complexo, pois é ativado quando o carro estiver totalmente fechado. Esse alarme usa um sensor que lançam ondas de som que ficam somente no espaço fechado do veículo automotivo. Caso a porta seja aberta indevidamente, ou se o vidro é quebrado, essa onda sonora se expande e o sensor é informado de que o carro foi invadido, assim acionando o alarme.
Independente do tipo de alarme utilizado, ele pode ser desligado pelo dono por uma chave com receptor de rádio compatível com o veículo. Além disso, pode haver sistemas mais complexos, com base nesses dois tipos mais comuns que, além de usar do artifício do som, simplesmente trava o carro, fazendo com que o invasor não consiga dirigir.
O alarme usa a energia da bateria automotiva para ser acionado. A bateria precisa ser checada periodicamente, tudo para você saber se ela precisa ou não ser trocada. Aqui na Império das Baterias em Santos esse tipo de serviço de checagem da bateria é realizado. Agora, caso seu carro já não tenha a energia necessária nem para ligar o motor, recomendamos fortemente que acesse toda essa linha de baterias automotivas, veja qual é a certa para o seu carro. Ah, se tiver qualquer tipo de dúvida, não se preocupe, você pode ir até o chat direto com um de nossos atendentes, é esse botão no canto inferior direito.
Uma dica nossa é quando você não tem ainda alarme. Só instale alarme veicular em uma oficina credenciada pela marca que fabricou o veículo, pois caso a instalação for feita em qualquer lugar, você pode correr o risco de perder parte da garantia do carro. Ter um alarme veicular é importantíssimo nos dias de hoje, todo carro deve ter um sistema de alarme, assim o condutor evita transtornos maiores, como perda de partes do carro em desmanche, ele inteiro, ou ainda a documentação do veículo.