Você conhece a história do carro? Saiba que conhecimento é poder, e principalmente para um apaixonado por carros como você, falar sobre esse universo com seus amigos é bem legal. Pensando nisso, nós da Império das Baterias em Santos vamos te falar qual foi o primeiro carro fabricado no Brasil.

 

O começo de tudo

Até por volta de 1919, para ter um carro no Brasil, era necessário comprar em outro país e importar. Apesar de não ter carros sendo produzidos em escala aqui no país, já existiam modelos feitos quase que de forma artesanal, mas até então não existia nenhuma empresa que instalasse suas operações aqui.

 

O primeiro carro produzido

Apesar de muitos acharem que foi o Fusca, isso é considerado uma “meia verdade”, é fato que ele é um dos primeiros modelos produzidos, entretanto, o primeiro carro produzido em escala varia entre dois modelos. O primeiro que consideram é o Ford T, em 1919, produzido em São Paulo, foi feito pelo regime CKD, ou seja, com partes importadas e montadas aqui.

Já outras pessoas consideram somente a produção 100% local, levando em conta isso, entre 1956 e 1961 o Romi Isetta foi o primeiro, pelo menos produzido totalmente aqui. Esse carro em específico era uma variante brasileira do Iso Isetta, espécie de minicarro italiano feito em 1953 e tendo versões diferenciadas de acordo com cada país

Ainda há uma terceira opção que é considerado como o primeiro veículo automotivo. De acordo com o GEIA, sigla para Grupo Executivo da Indústria Automotiva, órgão do governo brasileiro que incentiva a produção de carros, diz que é a perua DKW Universal, carro produzido em 1956, pois de acordo com o órgão, o Romi Isetta só tinha uma porta, localizada na parte frontal.

 

Independente de qual carro é considerado o primeiro, esperamos que tenhamos tirado sua dúvida! Para acompanhar a gente e ter muito mais informação, é só acessar o blog da Império das Baterias. Até o próximo post!