Você quer fazer parte do universo das motocicletas, mas existem diversas dúvidas relacionadas as motos que precisam ser respondidas, é para isso que existem especialistas no ramo que podem te ajudar. Uma dessas dúvidas tem relação com uma parte desse bastante usada desse veículo, as rodas. Existem mais um tipo de roda? E os pneus? Não fique confuso ou tenha preocupações, nós da Império das Baterias em Santos iremos sanar essa e outras dúvidas referentes as rodas da sua futura moto agora!

Tipos de rodas

Existem basicamente quatro tipos de rodas para uma motocicleta: as chamadas raiadas, as de liga leve, as comstar e de fibra de carbono. A escolha por um desses quatro modelos, em especial as duas primeiras, é mais decisão de acordo com o tipo de moto que você tem, entretanto, existem diferenças claras entre elas.

Império-Baterias-Santos-12-2017-(Quais-são-os-tipos-de-rodas-para-motocicletas) - APrimeiramente há o tipo de roda raiada. Essa roda é considerada do tipo antigo, mas ainda é a mais usada, e possui, como sua principal característica física, 3 partes que são interligadas: o cubo, os raios e, por último, o aro, sendo possível ser dos materiais de alumínio ou aço.

 

 

 

Império-Baterias-Santos-12-2017-(Quais-são-os-tipos-de-rodas-para-motocicletas) - BEm segundo tem as de liga leve, esse modelo de roda é a mais nova e está conquistando seu espaço. Usada em grande parte por modelos urbanos ou as chamadas estradeiras, elas são mais rígidas, tornando mais fracas a impactos, mas o que compensa no peso mais leve, na qual ajuda na performance do motor da motocicleta.

Existem ainda outros dois modelos, esses mais raros. O modelo comstar, feito de miolo de aço com aro de liga leve, é bastante raro, pois era um antigo modelo popular que acabou perdendo adeptos para as atuais liga leve e a raiada. O outro modelo é a de fibra de carbono, que é usada em motos competitivas ou que demandam grande desempenho.

Fique atento com os pneus

Também tem que tomar cuidado, pois dependendo do tipo de roda usada, o modelo de pneu também muda. Na raiada, o uso da chamada câmara é obrigatório, ponto que não é necessário na de liga leve. Isso ocorre por causa da raiada ter ar escapando pelas entradas do aro na qual tem seus raios encaixados. Além disso, os pneus das rodas de liga leve não precisam ter tanto cuidado com manutenção, apenas verificação visual de tempos em tempos, tudo com o objetivo de ver se há perda de ar.

Mas qual eu devo usar?

Muito provavelmente o tipo de roda ideal para o uso comum fica entre a raiada e a de liga leve. Mas tome cuidado, se você costuma trafegar em áreas onde há muitos buracos, a melhor escolha, sem dúvida, é a raiada, pois possui na sua composição materiais mais resistentes. Para quem quer algo com mais desempenho, e principalmente quem já pilota moto e deseja se aventurar em competições, a melhor roda é a fibra de carbono.

Agora você está bem mais informado de qual é a melhor roda para a sua moto, fica muito mais fácil ter noção do que fazer na hora de adquirir seu novo veículo! Qualquer dúvida do universo de carros, motos, ou mesmo sobre baterias para esses veículos, é só contar com a Império das Baterias, pois temos orgulho de um bom atendimento! Fique ligado e responda a seguinte pergunta: Qual é a roda da sua moto? Raiada ou liga leve?