Precisando de atendimento? Ligue:

Nós da Império das Baterias iremos direto ao ponto, carro é um artigo caro aqui no Brasil. Mas como é um meio de transporte popular e necessário, é preciso pelo menos entender o porquê desse veículo tão amado consegue ter um preço tão salgado, isso se compararmos com outros países. Hoje você vai aprender o real motivo do alto preço do carro.

Os fatores que levam a uma precificação mais salgada no bolso do consumidor brasileiro são as seguintes: impostos, mão de obra e o próprio mercado nacional. Vamos explicar com calma esses fatores.

O imposto é o que pega a maior fatia na hora da aquisição do veículo, os principais tributos são o ICMS (ImpostoPor-que-um-carro-é-tão-caro-no-Brasil-imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), mas há outros menores. Juntando todas as taxas na hora da compra do veículo, há uma variação entre 48,2% e 54,8% de imposto no valor do automóvel.

Claro que não é somente isso que acaba encarecendo o preço total. Há também a mão de obra na linha de montagem, que normalmente é mais cara em comparação com outros países. O chamado custo humano tem os salários maiores, além dos benefícios e encargos trabalhistas mais altos, o que acaba refletindo no valor do carro.

Por último, mas não menos importante, temos o próprio mercado nacional. Há duas questões: os modelos fabricados aqui tem embutido o preço do aço utilizado, que é 40% mais caro que outras regiões do planeta; nos importados, como há uma procura maior, as montadoras, como vendem mais, elevam os preços.

Ou seja, o imposto é apenas uma parte do preço final do veículo, fatores como a mão de obra elevada em comparação com outras regiões do mundo aliada com material de valor mais caro, acaba deixando o preço do veículo automotivo nas alturas. Entretanto, ainda vale a pena ter um carro, pois ele te passa a liberdade de ir em qualquer lugar sem depender do transporte público. Agora que está aqui, dê uma passada no blog da Império das Baterias em Santos, com certeza tem muito mais informação para você.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *