Skip to content

O que é recall e por quê é importante para seu carro ou moto?

Nuvem de Tags

Your browser doesn't support the HTML5 CANVAS tag.

Para você, que é iniciante no mundo dos carros e motos e acabou de comprar seu primeiro veículo, é um mundo de possibilidades que se abre. Mas tem uma informação muito importante para você, e é relacionado a quando ocorre algum problema no veículo, mesmo sem você perceber. Como qualquer veículo automotivo ou automotor, ele pode ter algum erro de fabricação, gerando aqueles avisos na televisão, o famoso recall. Mas o que seria isso? E por que é importante se atentar a essa informação? Deixa que nós da Império das Baterias em Santos vamos te responder!

O que é Recall

Recall é basicamente uma ação que alguma montadora de veículos faz, sejam eles carros, motos ou caminhões, com o objetivo de chamar literalmente de volta o consumidor para a loja e trocar algum item do veículo. Isso é necessário, pois é verificado que há algum componente não foi produzido da maneira certa, ou não houve uma exatidão na hora da montagem, o que pode causar perigo a quem usa o veículo. As empresas são obrigadas a realizarem comerciais, ou divulgar em mídias de grande circulação, chamando para o recall. Isso tudo para proteger o condutor de prováveis acidentes técnicos relacionados ao veículo, além da montadora não sofrer com futuros processos judiciais.

Império-Baterias-Santos-09-2017-(O-que-é-recall-e-por-quê-é-importante-para-seu-carro-ou-moto)-A

De acordo com o Procon, o recall está previsto na Lei 8078/90, Artigo 10 do Código de Defesa do Consumidor, “O fornecedor não poderá colocar no mercado de consumo produto ou serviço que sabe ou deveria saber apresentar alto grau de nocividade ou periculosidade à saúde ou segurança.”. Então é importantíssimo que a fabricante tenha ciência do produto que está colocando no mercado, não só suas características que a qualifiquem como um bom produto, mas também a questão da segurança. Um exemplo de recall famoso de recall foi por parte da Chevrolet, no seu modelo S10, houve recolhimento devido ao risco de incêndio.

Eu, consumidor, devo atender ao pedido de recall?

Com certeza! O primeiro motivo é sua segurança. Alguns modelos de veículos necessitam de recall por causa de itens bastante relevantes, como o freio, acelerador ou mesmo o air bag, ter um desses componentes com problema pode significar muito na hora que mais precisa. O segundo motivo é que esse processo é totalmente de graça para o condutor, pois o erro foi da montadora, sendo de responsabilidade do consumidor ir somente até o local indicado, normalmente uma autorizada da marca, e realizar a troca. Além disso, não importa quanto tempo se passou desde o anúncio do recall, a fabricante tem obrigação de trocar a peça defeituosa, independente do tempo. Por último é com relação ao período que você não esteja com o veículo, a montadora deve, caso o tempo de reparo se estender, te dar alternativas de locomoção, seja um empréstimo de carro, ou até viagens grátis de táxi.

Ter a maior informação possível sobre o que é recall e o porquê de utilizar é muito importante para ter sua segurança preservada! E agora que você sabe disso tudo, comente aqui abaixo se você já precisou atender algum pedido de recall da marca do seu carro ou moto! E não se esqueça de acessar nosso blog, com certeza vai ter informações bem interessantes para você. Nós somos a Império das Baterias e temos orgulho de um bom atendimento.

Ainda não há comentário, adicione sua voz abaixo!


Adicione um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin