Skip to content

O que é água de bateria de caminhão e por que ela não deve secar?

Nuvem de Tags

Your browser doesn't support the HTML5 CANVAS tag.

Você sabe o que é água de bateria? Por incrível que pareça, ela é um dos componentes importantes para a bateria que precisa de manutenção, seja ela para carro, moto, ou principalmente, para caminhão. A questão é: por qual motivo ela é vital para energizar seu veículo?

Um caminhão, com tantos componentes de segurança existentes que consomem energia, precisa cada vez mais de uma bateria que aguente tudo isso, conseguindo fornecer essa energia do início ao fim. No caso da água de bateria, para sabermos sua função, é necessário saber um ponto interessante sobre o processo de fabricação de energia da bateria. O que ocorre dentro de uma bateria para caminhão, por exemplo, é um processo químico que envolve 20% de ácido sulfúrico e 80% de água destilada, essa é a água de bateria, também chamada de eletrólitos. Todo esse conteúdo cobre as placas da bateria.

A água de bateria tem de ser obrigatoriamente água destilada, pois se for utilizada água comum, o conteúdo dela, que são pequenos fragmentos de sais, podem juntar as placas positiva e negativa. Caso ocorrer isso, pode diminuir bastante o tempo de vida da bateria, ou até mesmo, danificar de forma irreversível o funcionamento, levando a troca da bateria em um tempo bem mais curto.

“Tudo bem, sei que a água de bateria serve para isso. Mas, o que acontece se ela acabar?”

Uma das baterias que requerem manutenção é as da linha Herbo, se a água de bateria seca depois de um período de uso, é preciso repor com água destilada. Essa manutenção é feita com uma regularidade entre 15 e 90 dias, tudo depende do modelo do veículo e todos os seus componentes. Nós da Império das Baterias em Santos recomendamos que nos faça uma visita para checarmos um período mais específico de manutenção. É melhor fazer uma verificação do nível da água a cada 15 dias, pois não é recomendável deixar essa água destilada secar, pois faz a bateria arriar. Caso aconteça isso, deixe com a gente, somente profissionais podem repor a água, assim realizando o procedimento de carga lenta.

Agora que conseguimos tirar sua dúvida, o que acha de dar uma olhada em mais conteúdos do nosso site? Acesse aqui o nosso blog. Caso tenha algum tipo de dúvida, mas não quer sair de casa, é só nos chamar no chat, no canto inferior direito da sua tela.

Ainda não há comentário, adicione sua voz abaixo!


Adicione um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin