Skip to content

Existe diferença entre bateria automotiva e bateria estacionária?

Nuvem de Tags

Your browser doesn't support the HTML5 CANVAS tag.

Você provavelmente sabe que uma bateria é essencial para fornecer energia para qualquer veículo automotivo. Ela é responsável por ligar o motor, seus componentes eletrônicos, como rádio, vidro elétrico, trava elétrica, ou até mesmo itens de segurança, como o farol, freio ABS e alarme. Mas você já ouviu falar da bateria estacionária? Ela também é usada nos carros?

Apesar de ser uma bateria, ela é de uma categoria diferente usada nos carros. Uma bateria estacionária é feita para aguentar ciclos de carga muito mais fortes e frequentes em comparação ao de um automóvel. Enquanto uma bateria automotiva pode ser carregada somente algumas vezes antes de ser inutilizada, uma bateria estacionária consegue ser carregada e descarregada centenas de vezes. Outra diferença é sua composição, com materiais mais nobres, um deles é o chumbo, sendo mais espesso e com uma pureza maior, acima de 95%.

Em questão de durabilidade, uma bateria estacionária dura em torno de 4 a 6 anos em comparação a média de 2 a 3 anos de uma automotiva.

Aplicações

A aplicação de uma bateria estacionária é em qualquer equipamento que utilize eletricidade em sua composição. Um desses equipamentos são os nobreaks, no qual é utilizado em situações em que há queda de energia, mas o computador não é desligado, graças à bateria dentro desse nobreak, aquele importante documento que não foi salvo continua intacto.

Outra aplicação de uma bateria estacionária são em casos de iluminação de emergência. Com uma bateria feita exatamente para esse tipo de situação, é possível, por exemplo, iluminar os principais caminhos de um prédio, sendo comercial ou não, fazendo com que os moradores e visitantes consigam se guiar e sair em segurança.

Uma situação que também necessita de uma bateria estacionária é em casos de invasão na sua empresa ou residência. Com esta bateria, qualquer sistema de alarme irá funcionar normalmente e com grande eficiência, impedindo que o invasor fique por muito tempo no local.

Por último, mas não menos importante, é quando se possui placas solares. Elas são bem úteis para se economizar energia, certo? Graças a uma bateria estacionária, é possível acumular essa energia até para alguns momentos em que o sol não está tão forte, ou até mesmo parte do período noturno.

Um exemplo de bateria estacionária é a Freedom modelo DF 700. Com aplicação em todas essas situações abordadas acima, ela possui o diferencial de ter um filtro anti chamas, o que impede que o equipamento pegue fogo a partir da bateria. Além disso, ela é soldada de uma forma que intensifique a condução da corrente elétrica, permitindo o melhor uso possível da carga. Isso faz com que a marca Freedom seja essencial na sua escolha na melhor bateria para alarmes, placas solares e iluminação de emergência por exemplo.

Agora que você tem o conhecimento da diferença entre uma bateria automotiva e estacionária, o que acha de saber um pouco mais sobre as características de uma bateria? Aqui na Império das Baterias em Santos temos um blog cheio de informação para solucionar sua dúvida com relação a este tema. Temos também uma loja virtual com diversas opções a sua escolha. E caso estiver com alguma dúvida, na nossa página inicial temos um botão de chat no cantinho da tela, assim você pode entrar em contato com nossa equipe.

  1. Posso ligar um carro com bateria estacionária?

    • Bom dia Jonatas, tudo bem?
      A bateria estacionária no carro tem função secundária, como em casos de som automotivo que supera a carga que a bateria automotiva suporta.

  2. BOM DIA

    TENHO UM AUTOMOVEL AUTOMATICO E GOSTO DE OUVIR MUSICA NO SITIO POREM A BATERIA AUTOMOTIVA DESCARREGA BEM MAIS RAPIDO, AI COLOQUEI UMA AUTOMOTIVA DF700, POSSO CONTINUAR COM ESSA BATERIA OU ELA VEM A DAR ALGUM PROBLEMA PARA O VEICULO.

  3. BOM DIA NA VERDADE EU EU RETIREI A ORIGINAL QUE DEU PROBLEMA E INSTALEI A DF 700 FREEDON

  4. bom dia quero saber se eu posso colocar bateria estacionaria no lugar da comum pra funcionar o carro diariamente e se nao causa nenhum dano na=o veiculo?

    • Oi Adenie, bom dia, tudo bem?
      A bateria estacionária pode ser usada no carro, mas somente como bateria de suporte, ou seja, ela não substitui a automotiva. Um exemplo que podemos dar de uso da bateria estacionária em um carro é quando há instalação de sistema de som potente demais para a bateria do carro aguentar. Esperamos que você tenha sanado sua dúvida =)

  5. Posso recarregar uma bateria estacionaria df 700 com carregador de bateria?


Adicione um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin